Mini Currículo dos Palestrantes e Convidados Especiais

CONVIDADOS ESPECIAIS PARA MESA DIRETORA


- Representante da Reitoria da UNINTER: 

Dr. Dorival Costa, membro da Escola Superior de Saúde, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Humanidade da UNINTER.


REGIANE RUIVO MATURO - Psicóloga formada pela Universidade Federal do Paraná, Pós Graduada em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações pela PUC Campinas, Certificada pelo Conservatório Nacional de Artes e Ofícios da França e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em Competência em Ergonomia para a Indústria. Atuação como consultora na área da Inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho, co-autora do livro Gestão de RH por Competências e a Empregabilidade da Papirus Editora. Coordenadora de Políticas Públicas e Defesa de Direitos da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, coordenadora da Câmara de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho de Curitiba, membro da ANEA – Associação Nacional de Emprego Apoiado e Diretora de Diversidade da ABRH - Paraná. 

E-mail: regiane.maturo@sesipr.org.br - regianematuro@icloud.com




COEDE – Conselho Estadual  - Gilberto Yoshikazu Ozawa, representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COEDE PR, Diretor da Associação Esportiva dos Deficientes Visuais do Estado do Paraná AEDV-PR, representante do Instituto Paranaense de Cegos – IPC e analista de sistemas do Tribunal da Justiça do Paraná.
FLÁVIO ARNS -  Graduado em Direito e Letras - Português e Inglês. Na área da pessoa com deficiência, foi propositor e primeiro Presidente da Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência, propôs a criação da Comissão Especial de Acessibilidade no Senado, é autor da Lei que isenta o IPI na compra dos automóveis para uso particular das pessoas com deficiência. Foi relator do Estatuto da Pessoa com Deficiência promovendo debates com toda a sociedade brasileira, em diversos Estados do país; é defensor incansável de que as escolas especiais não podem ser extintas, como pretende a Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação. Articulou e negociou junto ao Ministério da Educação para que as matrículas dos alunos com deficiência das Escolas Especiais fossem computadas para efeito do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB. Hoje, Flávio Arns é considerado legítimo representante das Entidades do Terceiro Setor no Brasil, constituído por organizações sem fins lucrativos e de interesse público e soma 20 anos na vida político-partidária. Secretário de Assuntos Estratégicos do Estado do Paraná.

E-mail: flavioarns@seae.pr.gov.br




SIRLENE MARQUIORI - Coordenadora de Políticas para Pessoa com Deficiência e Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do Município Queimados – Rio de Janeiro. Estudante de Psicologia e conselheira de assuntos gerais no atendimento da pessoa com deficiência no Brasil.

E-mail: sirlenemarquiori@yahoo.com.br 

Professor DR. RUI FERNANDO PILOTTO – Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Genética UFPR (1973) e doutorado em Genetica pela UNICAMP (1991). Atualmente é Professor do Departamento de Genética do Setor de Ciências Biológicas UFPR. Responsável pelo Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas da UFPR. Diretor Científico da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), onde é realizado o Teste do Pezinho do Estado do Paraná. Coordenador Nacional de Prevenção e Saúde da Federação das Apaes do Estado do Paraná (2012-). Vice-Coordenador do Curso de Medicina da UFPR (2012-). Tem experiência na área de Genética Médica e Clínica, com ênfase no Aconselhamento Genético - 

E-mail: ruipilotto@uol.com.br


Professor Dr. PAULO RICARDO ROSS: Professor do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, palestrante e pesquisador em educação inclusiva, Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Graduado em Pedagogia, mestrado em Educação Permanente e Recursos Humanos pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

E-mail: profpauloross@gmail.com



Professora Geane Poteriko: Fundadora e Presidente da Diretoria Executiva da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO..Professora graduada em LETRAS Português/ Inglês. Especialista em Língua Portuguesa: Leitura, Produção Textual e Literatura, Mídias Integradas na Educação, Neuropsicopedagogia Clínica e Tutora de Educação a Distância. Atua no Governo do Estado do Paraná como professora de Ensino Fundamental e Médio. É mãe de criança com agenesia de mão.

E-mail: geane.gaps@gmail.com


Dr. Professor Rodrigo Berté, Coordenador, Reitor da Uninter
E-mail: Rodrigo.b@uninter.com


JOÃO CARLOS CASCAES – Representando o Lions Clube Curitiba Batel e da Comissão de Acessibilidade. .Engenheiro, Mestre em Engenharia Elétrica. Foi Diretor de Planejamento e Engenharia da URBS, Urbanização de Curitiba S.A., Diretor de Operação da COPEL de Presidente da COPEL, Presidente da ACESA, “Associação Nacional das Empresas Estaduais de Energia Elétrica”, Colunista eventual de jornais e blogueiro.

E-mail: jccascaes@gmail.com




NILTON CEZAR CASTILHO – Conselheiro Fiscal e sócio fundador da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO. Empresário, Formado em Pedagogia. Presidente do Rotary Club de São João do Ivaí, PR, Gestão 2016/2017. 

E-mail: agrotutiltda@bol.com.br






Apresentamos os parceiros, apoiadores e palestrantes do evento:

NOÊMIA CAVALHEIRO –  Assistente Social, Mestre em Psicologia Social, Coordenadora do Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clínicas da UFPR com atendimento em Doenças Raras. Fundadora da Associação Reviver Down. Atua também no aconselhamento e no atendimento de Pessoas com Deficiência.

E-mail: ndscavalheiro@gmail.com





SHIRLEY ORDÔNIO -  Idealizadora do Projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade. Graduada em Administração de Empresas, Propaganda e Marketing,  Secretariado Executivo e Técnica em Web designer, atua profissionalmente como Analista Sênior no segmento de Telecomunicações e é voluntária em projetos sociais em âmbito nacional e internacional. 


PATRICIA KREBS FERREIRA – Diretora Presidente da OBADIN-Organização Brasileira de Apoio às Pessoas com Doenças Neuromusculares e Raras. Formada em Biomedicina pela Faculdade Pequeno Príncipe. Membro do Grupo de Trabalho no Ministério da Saúde na Política de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pequeno Príncipe. Mestranda em Bioética pela PUC-PR.

E-mail: presidente@obadin.org.br



DAIANE KOCH – Discente em Pedagogia na UFPR. Representante e aconselhamento da AFAG - Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves no Estado de Paraná e Santa Catarina.

E-mail: daikock@gmail.com






DRA. FERNANDA RIGO TOLOMEI - Formada em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, especialista em Psicologia Esportiva, responsável pela Coordenação da Equipe de Psicologia da ONG ADAPTSURF, atua na Terapia Diversa e é Consultora Inclusiva da Associação Dar a Mão

E-mail: fernanda@tolomei.com.br





PROF. PAULO BATTAGLIN MACHADO - Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento/UFPR e Université de Bordeaux, França. Mestre em Epidemiologia Ambiental e Política de Saúde/Universidade de Londres (LSHTM) – Inglaterra. Especialista em Hidrologia/Universidade Degli Studi di Padova – Itália. Especialista em Gestão e Serviços de Saúde Pelo Instituto de Saúde Pública do Japão, Tóquio. Curso de Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Social Local Participativo/Universidade de Nagoya – Japão. Graduado em Engenharia Civil, PUC - Pr. Atualmente é Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Presencial da área da Saúde – UNINTER, de 2005 até hoje. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde e meio ambiente em várias IES. Organizador e autor do livro Saúde Coletiva: Um Campo Em Construção. Membro de pesquisa em Dengue junto à UFPr.

E-mail: paulo.m@uninter.com 



Dra. REGINA COELI REGO TOLOMEI - Cirurgiã-dentista com trinta e um anos de profissão. Mãe de Fernanda Tolomei, que nasceu com má formação congênita devido a Síndrome da Brida Amniótica. Atua como fotógrafa voluntária da ONG Adaptsurf desde 2010 ajudando a divulgar o surf adaptado e lutando pela acessibilidade.

E-mail:  rrtolomei@hotmail.com



Dr. RICARDO TEMPEL MESQUITA - Arquiteto e urbanista. Atua como especialista em acessibilidade arquitetônica, desenvolve projetos de adequação e adaptação de acessibilidade, presta serviço de consultoria e como voluntário junto ao Instituto de Cegos do Paraná, Associação dos Deficiente Físicos do Paraná - ADFP, ADF São José dos Pinhais, ADF Colombo, ADEVIPAR-Associação dos Deficientes Visuais do PR, entre outras. Ministra palestras sobre acessibilidade, dá aulas sobre o assunto em cursos de formação de cuidadores de idosos e de Capacitação em Acessibilidade. É Perito Judicial para assuntos de Acessibilidade Arquitetônica junto à Vara da Infância e Juventude, Consultor de Acessibilidade junto ao Ministério Público Estadual, Inspetor e Instrutor do Curso de Capacitação em Acessibilidade dos Fiscais do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná no período de 2006 a 2010. Atualmente está diretor do CVI- Centro de Vida Independente de Curitiba e Região Metropolitana.

E-mail: arqmesquita@gmail.com



SRA. ROSIMERI MANGUEIROSKI: Membro da Associação Dar a Mão. De Guarapuava e residente em Curitiba desde 2013. Estudante de Tecnologia em Marketing da Unicesumar Campus Curitiba. Atualmente trabalha como autônoma na área da gastronomia (doces em geral e personalizados). Mãe em tempo integral do Iago e do Paulo.

E-mail: rmangueiroski@gmail.com



MARCELO DE MORAES BOTELHO – Projetista mecânico com experiência de 12 anos em todo processo de fabricação de ferramentas CDR, máquinas, dispositivos. Graduando de engenharia mecânica pela Universidade Paulista UNIP. Entusiasta de robótica, possui como hobby projetar e desenvolver dispositivos eletrônicos e eletromecânicos.  Projeta, desenvolve e constrói impressoras 3D há 2 anos. Pesquisador na área de próteses impressas por manufatura aditiva, transmissão de sinais EMG e próteses com acionamento eletromecânico. Voluntário da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO responsável pelo suporte aos outros voluntários na questão técnica, e fabricante de parte dos dispositivos doados pela ONG.

LUCIANA PERROUD SEIXAS AMARAL - Terapeuta Ocupacional, especialização internacional em Integração Sensorial e no Método Neuroevolutivo Bobath. Atende em consultório particular crianças com distúrbio do desenvolvimento e participa de avaliação interdisciplinar de crianças com Distúrbio e/ou Transtornos de Aprendizagem na região do ABC em parceria com a clínica interdisciplinares, desde 2010. Possui Certificação Internacional em Integração Sensorial com reconhecimento da Univerity of Southern Califórnia e pela Western Psychological Service (WPS). Assumiu o cargo de Terapeuta Ocupacional na Associação a Criança Deficientes (AACD) em 2004 onde atuou por quase 5 anos nas clínicas de Paralisia Cerebral, Lesões Encefálicas Adquiridas, Mielomeningocele, Má Formações Congênitas e de Integração Sensorial. Docente do Curso de Terapia Ocupacional na Faculdade de Medicina do ABC, disciplina de Desenvolvimento Humano, To na Equoterapia, To na Água, To na Reabilitação Física/Neurológica e supervisão de estágio na AVAPE- SBC e no Hospital Estadual Mário Covas

E-mail:  lucianapseixas@hotmail.com


VALESKA CARDEAL SANTANA LAZOSKI - Terapeuta ocupacional graduada em 2012 pela Universidade Federal do Paraná. Especialização em atenção hospitalar pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Mestranda do programa de pós graduação em engenharia de produção e sistemas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC PR. Hoje atua em consultório particular em Curitiba, no atendimento a crianças com transtornos invasivos do desenvolvimento e dificuldade de aprendizagem.

E-mail:  valeskacs@hotmail.com


CAMILA MIRANDA ALMEIDA DA SILVA - Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná. Aprimoramento em Terapia Ocupacional em Reabilitação Física na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de São Paulo-SP. Pós graduada em Terapia Ocupacional - Uma Visão Dinâmica em Neurologia pela Faculdade Método de São Paulo.  Formação pelo Conceito Neuroevolutivo Bobath. Trabalhou por 6 anos como Terapeuta Ocupacional no setor de Terapia Ocupacional Infantil da AACD- SP. Atualmente trabalha com crianças que apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e desordens neuromotoras

GRACE KELLY DA SILVA Professora atuando como Auxiliar Administrativo no Hospital Sírio Libanês, no Programa Mais Inclusão. Possui Curso sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência na Escola Básica pela Universidade da Bahia Uneb Campus VIII. Formação em Nível Médio Completo em Magistério, Curso de Formação de Docentes. Iniciou graduação em Pedagogia pela UNOPAR.





Entidades Parceiras e Apoiadoras:

-      Comissão de Acessibilidade Lions Clube Curitiba Batel.

-      GRUPO UNINTER

-      UFPR , Setor de Educação do Departamento de Planejamento Curricular.

-     Núcleo de Pesquisa de Produtos Orientados para Tecnologia Assistiva do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistema da PUCPR. 

     -      AFAG - Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves

-      AIR LIQUIDE 

-      Ambulatório da Síndrome de Down do HC/UFPR

 -     Associação REVIVER Down

-      LIA Lazer, Inclusão e Acessibilidade

-      E-NABLING THE FUTURE

-      OBADIN Organização Brasileira de Apoio às Pessoas com Doenças Neuromusculares e Raras

    -     SESA – Secretaria de Estado da Saúde


Dia 17 de Setembro de 2016. Sábado

- 08:00 às 08:15   Tema 1: Apresentação da Associação Dar a Mão



GEANE POTERIKO - Fundadora e Presidente da Diretoria Executiva da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO..Professora graduada em LETRAS Português/ Inglês. Especialista em Língua Portuguesa: Leitura, Produção Textual e Literatura, Mídias Integradas na Educação, Neuropsicopedagogia Clínica e Tutora de Educação a Distância. Atua no Governo do Estado do Paraná como professora de Ensino Fundamental e Médio. É mãe de criança com agenesia de mão.

E-mail: geane.gaps@gmail.com



OSNI ADRIANO FERREIRA - Estudante, em preparação para ingresso no Curso de Assistência Social, atual Coordenador de Projetos da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO e palestrante nas Campanhas de Conscientização realizadas pela entidade. Em processo de reabilitação para uso de próteses de membros inferiores.

E-mail: driih0695@gmail.com




ROSÂNGELA BOMBARDA BARRADAS - Professora aposentada, Formação em Biologia e Ciências, Fundadora de ECO Clube com 20 anos de atuação, Presidente do Conselho de Administração e Sócio-Fundadora da  ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO.

E-mail: zane.barradas@hotmail.com


08:15 às 8:30  - Tema 2: Comissão de Acessibilidade Lions, SIANEE/UNINTER e Projeto Dar a Mão


JOÃO CARLOS CASCAES membro do Lions Clube Curitiba Batel e da Comissão de Acessibilidade.Engenheiro, Mestre em Engenharia Elétrica. Foi Diretor de Planejamento e Engenharia da URBS, Urbanização de Curitiba S.A., Diretor de Operação da COPEL de Presidente da COPEL, Presidente da ACESA, “Associação Nacional das Empresas Estaduais de Energia Elétrica”, Colunista eventual de jornais, blogueiro.

E-mail: jccascaes@gmail.com


PROF. LEOMAR MARCHESINI Professora Universitária. Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Tuiuti. Pós graduação em Psicodrama Pedagógico pelo Instituto de Psicodrama do Paraná. Pós graduação em Metodologias Aplicadas a Educação pela Facinter Faculdade Internacional de Curitiba. Foi professora na FAE Faculdade Católica de Administração e Economia e Chefe do Departamento de Educação Especial DEE da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atualmente é coordenadora do SIANEE Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais do Centro Universitário Internacional Uninter, o qual fundou em 2006.  

E-mail: leomar.z@uninter.com



MARIA LUCIA MIYAKE OKUMURA - Mestra e Doutoranda em Engenharia de Produção e Sistemas do Programa de Pós Graduação de PUCPR. Pesquisadora e Professora na área de Desenvolvimento de Produtos orientados para Tecnologia Assistiva. Especialista em Educação Especial Inclusiva e Analista de Sistemas e membro da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO atuando na coordenação do Projeto de Impressão 3D de dispositivos de apoio protéticos e membro da Comissão de Acessibilidade de Lions Clube Curitiba Batel.

E-mail: luciamiyake@gmail.com


08:30 – 09:30 Tema 3: Associações, Instituições e Projetos multiplicadores por determinação e dedicação de Mães - Mediadora: Noêmia Cavalheiro



NOÊMIA CAVALHEIRO –  Assistente Social, Mestre em Psicologia Social, Coordenadora do Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clínicas da UFPR com atendimento em Doenças Raras. Fundadora da Associação Reviver Down. Atua também no aconselhamento e no atendimento de Pessoas com Deficiência.

E-mail: ndscavalheiro@gmail.com



SHIRLEY ORDÔNIO -  Idealizadora do Projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade. Graduada em Administração de Empresas, Propaganda e Marketing,  Secretariado Executivo e Técnica em Web designer, atua profissionalmente como Analista Sênior no segmento de Telecomunicações e é voluntária em projetos sociais em âmbito nacional e internacional. 

  

PATRICIA KREBS FERREIRA – Diretora Presidente da OBADIN-Organização Brasileira de Apoio às Pessoas com Doenças Neuromusculares e Raras. Formada em Biomedicina pela Faculdade Pequeno Príncipe. Membro do Grupo de Trabalho no Ministério da Saúde na Política de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Pequeno Príncipe. Mestranda em Bioética pela PUC-PR   

E-mail: presidente@obadin.org.br



DAIANE KOCH – Discente em Pedagogia na UFPR. Representante e aconselhamento da AFAG - Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves no Estado de Paraná e Santa Catarina.

E-mail: daikock@gmail.com





  
Professora Geane Poteriko: Fundadora e Presidente da Diretoria Executiva da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO..Professora graduada em LETRAS Português/ Inglês. Especialista em Língua Portuguesa: Leitura, Produção Textual e Literatura, Mídias Integradas na Educação, Neuropsicopedagogia Clínica e Tutora de Educação a Distância. Atua no Governo do Estado do Paraná como professora de Ensino Fundamental e Médio. É mãe de criança com agenesia de mão.

E-mail: geane.gaps@gmail.com
  
09:30 – 10:25 Tema 4: Doenças raras e genéticas: conceitos, pós diagnóstico, acompanhamento e Conscientização. Mediadora: Daiane Koch

Professor DR. RUI FERNANDO PILOTO – Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Genética UFPR (1973) e doutorado em Genetica pela UNICAMP (1991). Atualmente é Professor do Departamento de Genética do Setor de Ciências Biológicas UFPR. Responsável pelo Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas da UFPR. Diretor Científico da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE), onde é realizado o Teste do Pezinho do Estado do Paraná. Coordenador Nacional de Prevenção e Saúde da Federação das Apaes do Estado do Paraná (2012-). Vice-Coordenador do Curso de Medicina da UFPR (2012-). Tem experiência na área de Genética Médica e Clínica, com ênfase no Aconselhamento Genético.

E-mail: ruipilotto@uol.com.br


Mediadora: 




DAIANE KOCH – Discente em Pedagogia na UFPR. Representante e aconselhamento da AFAG - Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Doenças Graves no Estado de Paraná e Santa Catarina.

E-mail: daikock@gmail.com

  
10:25 – 10:30
“Surpresa” do LIA – Lazer, Inclusão e Acessibilidade
10:30 – 10:40
Intervalo



10:40 – 11:25  - Tema 5: Novo Marco Regulatório para o Terceiro Setor, em vigência a partir de 2016. Mediadores: João Carlos Cascaes e Leomar Marchesini

DRA. ROSÂNGELA WOLFF MORO - Advogada inscrita na OAB-PR desde 10.06.1997, atualmente advocacia voltada para associações do terceiro setor (consultoria e contencioso), Procuradora Jurídica da Federação Nacional das APAES, Procuradora Jurídica da Associação Niemann Pick Brasil, Procuradora Jurídica da Federação das APAES do Estado do Paraná,  Procuradora Jurídica da Ardem-PR - Associação Regional dos Desportos dos Deficientes Mentais, Coordenadora Estadual da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Federação das APAES do Estado do Paraná (vínculo: voluntária). Representante da Federação Nacional das Apaes em  Grupo de Trabalho instituído pela Portaria 1/2015 para implementar procedimentos técnicos a serem utilizados com vistas à consolidação da informação referentes à legislação com diretrizes unificadas e  aprimorar estudo sobre a Lei 13.019/14, difundi-la e oferecer propostas para a superveniente regulamentação.

Mediadores: 

JOÃO CARLOS CASCAES – Membro do Lions Clube Curitiba Batel e da Comissão de Acessibilidade.Engenheiro, Mestre em Engenharia Elétrica. Foi Diretor de Planejamento e Engenharia da URBS, Urbanização de Curitiba S.A., Diretor de Operação da COPEL de Presidente da COPEL, Presidente da ACESA, “Associação Nacional das Empresas Estaduais de Energia Elétrica”, Colunista eventual de jornais, blogueiro.


E-mail: jccascaes@gmail.com

PROF. LEOMAR MARCHESINI Professora Universitária. Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Tuiuti. Pós graduação em Psicodrama Pedagógico pelo Instituto de Psicodrama do Paraná. Pós graduação em Metodologias Aplicadas a Educação pela Facinter Faculdade Internacional de Curitiba. Foi professora na FAE Faculdade Católica de Administração e Economia e Chefe do Departamento de Educação Especial DEE da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atualmente é coordenadora do SIANEE Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais do Centro Universitário Internacional Uninter, o qual fundou em 2006.  

E-mail: leomar.z@uninter.com

11:25 – 12:15  - Tema 6: Motivação, Experiências e a realização profissional. Mediadora: Shirley Ordônio

Palestra-1: Transformando dor em luta


DRA. FERNANDA RIGO TOLOMEI - Formada em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, especialista em Psicologia Esportiva, responsável pela Coordenação da Equipe de Psicologia da ONG ADAPTSURF, atua na Terapia Diversa e é Consultora Inclusiva da Associação Dar a Mão

E-mail: fernanda@tolomei.com.br


Palestra-2: Saúde em todas as perspectivas

PROF. PAULO BATTAGLIN MACHADO - Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento/UFPR e Université de Bordeaux, França. Mestre em Epidemiologia Ambiental e Política de Saúde/Universidade de Londres (LSHTM) – Inglaterra. Especialista em Hidrologia/Universidade Degli Studi di Padova – Itália. Especialista em Gestão e Serviços de Saúde Pelo Instituto de Saúde Pública do Japão, Tóquio. Curso de Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Social Local Participativo/Universidade de Nagoya – Japão. Graduado em Engenharia Civil, PUC - Pr. Atualmente é Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação Presencial da área da Saúde – UNINTER, de 2005 até hoje. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da área da saúde e meio ambiente em várias IES. Organizador e autor do livro Saúde Coletiva: Um Campo Em Construção. Membro de pesquisa em Dengue junto à UFPr.
E-mail: paulo.m@uninter.com

Mediadora:


SHIRLEY ORDÔNIO -  Idealizadora do Projeto LIA - Lazer, Inclusão e Acessibilidade. Graduada em Administração de Empresas, Propaganda e Marketing,  Secretariado Executivo e Técnica em Web designer, atua profissionalmente como Analista Sênior no segmento de Telecomunicações e é voluntária em projetos sociais em âmbito nacional e internacional. 



12:15 – 13:45
Intervalo – Almoço
13:45 – 14:00
Inscrição e Credenciamento

  
14:00 – 14:45  -  Tema 7: Qualidade de vida e estimulação de crianças com agenesia de membros.  Mediadora: Geane Poteriko



Dra. REGINA COELI REGO TOLOMEI - Cirurgiã-dentista com trinta e um anos de profissão. Mãe de Fernanda Tolomei, que nasceu com má formação congênita devido a Síndrome da Brida Amniótica. Atua como fotógrafa voluntária da ONG Adaptsurf desde 2010 ajudando a divulgar o surf adaptado e lutando pela acessibilidade.

E-mail: rrtolomei@hotmail.com



SRA. ROSIMERI MANGUEIROSKI: De Guarapuava e residente em Curitiba desde 2013. Estudante de Tecnologia em Marketing da Unicesumar Campus Curitiba. Atualmente trabalha como autônoma na área da gastronomia (doces em geral e personalizados). Mãe em tempo integral do Iago e do Paulo.


E-mail:  rmangueiroski@gmail.com 


Dra. JANAINA CARVALHO PEREIRA: Fisioterapeuta e atua como gerente de vendas no Centro de Reabilitação Catarinense. Atua na área de Próteses e Órteses –Reabilitação e Protetização de pacientes amputados; e é Palestrante na área médica (cirurgia vascular, ortopedia, fisioterapia)

Dra. IRIS MIYAKE OKUMURA - Psicóloga formada pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Atenção Hospitalar pelo Programa de Residência Integrado Multiprofissional do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, na área de Oncologia e Hematologia. Tem experiência em atendimento psicológico clínico nos contextos de diagnóstico, tratamento e processo de finitude. Hoje atua como pesquisadora no Setor de Transplante de Medula Óssea do Complexo Hospital de Clínicas, com o gerenciamento de um estudo multicêntrico sobre Qualidade de Vida.

E-mail: iris.okumura@yahoo.com.br

14:45 – 15:30   Tema 8: Os caminhos da reabilitação e acessibilidade

Palestra-1: Procedimentos para o atendimento da pessoa com deficiência: Direitos, deveres e encaminhamentos.


Palestra-2: Acessibilidade: um caminho para todos

Dr. RICARDO TEMPEL MESQUITA - Arquiteto e urbanista. Atua como especialista em acessibilidade arquitetônica, desenvolve projetos de adequação e adaptação de acessibilidade, presta serviço de consultoria e como voluntário junto ao Instituto de Cegos do Paraná, Associação dos Deficiente Físicos do Paraná - ADFP, ADF São José dos Pinhais, ADF Colombo, ADEVIPAR-Associação dos Deficientes Visuais do PR, entre outras. Ministra palestras sobre acessibilidade, dá aulas sobre o assunto em cursos de formação de cuidadores de idosos e de Capacitação em Acessibilidade. É Perito Judicial para assuntos de Acessibilidade Arquitetônica junto à Vara da Infância e Juventude, Consultor de Acessibilidade junto ao Ministério Público Estadual, Inspetor e Instrutor do Curso de Capacitação em Acessibilidade dos Fiscais do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Paraná no período de 2006 a 2010. Atualmente está diretor do CVI- Centro de Vida Independente de Curitiba e Região Metropolitana.

E-mail: arqmesquita@gmail.com

15:30 – 15:40
Intervalo



15:40 – 16:50  - Tema 9: Elaboração de dispositivos de apoio protético, mioelétrico e serviços de reabilitação. Mediador: Marcelo Botelho

Eng. MARCELO DE MORAES BOTELHO – Projetista mecânico com experiência de 12 anos em todo processo de fabricação de ferramentas CDR, máquinas, dispositivos. Graduando de engenharia mecânica pela Universidade Paulista UNIP. Entusiasta de robótica, possui como hobby projetar e desenvolver dispositivos eletrônicos e eletromecânicos.  Projeta, desenvolve e constrói impressoras 3D há 2 anos. Pesquisador na área de próteses impressas por manufatura aditiva, transmissão de sinais EMG e próteses com acionamento eletromecânico. Voluntário da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO responsável pelo suporte aos outros voluntários na questão técnica, e fabricante de parte dos dispositivos doados pela ONG.


Dra. LUCIANA PERROUD SEIXAS AMARAL - Terapeuta Ocupacional, especialização internacional em Integração Sensorial e no Método Neuroevolutivo Bobath. Atende em consultório particular crianças com distúrbio do desenvolvimento e participa de avaliação interdisciplinar de crianças com Distúrbio e/ou Transtornos de Aprendizagem na região do ABC em parceria com a clínica interdisciplinares, desde 2010. Possui Certificação Internacional em Integração Sensorial com reconhecimento da Univerity of Southern Califórnia e pela Western Psychological Service (WPS). Assumiu o cargo de Terapeuta Ocupacional na Associação a Criança Deficientes (AACD) em 2004 onde atuou por quase 5 anos nas clínicas de Paralisia Cerebral, Lesões Encefálicas Adquiridas, Mielomeningocele, Má Formações Congênitas e de Integração Sensorial. Docente do Curso de Terapia Ocupacional na Faculdade de Medicina do ABC, disciplina de Desenvolvimento Humano, To na Equoterapia, To na Água, To na Reabilitação Física/Neurológica e supervisão de estágio na AVAPE- SBC e no Hospital Estadual Mário Covas – SA.

E-mail:  lucianapseixas@hotmail.com

DRA. PAULA VINCENZI GAIOLLA – Médica Cardiopata e voluntária da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO. Mãe de criança com agenesia de mão e única no Brasil a usar prótese mioeletrica na infância. e DR. PAULO GAIOLLA – Fisioterapeuta com treinamento em reabilitação para uso de prótese mioelétrica nos Estados Unidos. Voluntário da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO. Pai de criança com agenesia de mão e única no Brasil a usar prótese mioeletrica na infância. (Participação em vídeo). 

Email: paulavgaiolla@gmail.com - pdgaiolla@hotmail.com


SRA. MARIÂNGELA FERNANDES MARTINS GABRIEL - Formada em Técnico Esteticista pelo Senac de Santo André, São Paulo. Profissão: Cabeleireira e esteticista. Coordenadora de Projetos da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO e Mãe do Rafael, 5 anos, criança em reabilitação para uso de dispositivo de apoio feito em impressora 3D de membro superior. (Participação em vídeo)

Email: fmari183@gmail.com


CAMILA MIRANDA ALMEIDA DA SILVA - Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal do Paraná. Aprimoramento em Terapia Ocupacional em Reabilitação Física na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) de São Paulo-SP. Pós graduada em Terapia Ocupacional - Uma Visão Dinâmica em Neurologia pela Faculdade Método de São Paulo.  Formação pelo Conceito Neuroevolutivo Bobath. Trabalhou por 6 anos como Terapeuta Ocupacional no setor de Terapia Ocupacional Infantil da AACD- SP. Atualmente trabalha com crianças que apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e desordens neuromotoras.


16:50 – 17:40  Fórum de discussão A: Dispositivos de apoio e a equipe multidisciplinar: conquistas e desafios. Mediadora: Lucia Miyake
  
Eng. MARCELO DE MORAES BOTELHO – Projetista mecânico com experiência de 12 anos em todo processo de fabricação de ferramentas CDR, máquinas, dispositivos. Graduando de engenharia mecânica pela Universidade Paulista UNIP. Entusiasta de robótica, possui como hobby projetar e desenvolver dispositivos eletrônicos e eletromecânicos.  Projeta, desenvolve e constrói impressoras 3D há 2 anos. Pesquisador na área de próteses impressas por manufatura aditiva, transmissão de sinais EMG e próteses com acionamento eletromecânico. Voluntário da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO responsável pelo suporte aos outros voluntários na questão técnica, e fabricante de parte dos dispositivos doados pela ONG.



Dr. VALESKA CARDEAL SANTANA LAZOSKI - Terapeuta ocupacional graduada em 2012 pela Universidade Federal do Paraná. Especialização em atenção hospitalar pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Mestranda do programa de pós graduação em engenharia de produção e sistemas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC PR. Hoje atua em consultório particular em Curitiba, no atendimento a crianças com transtornos invasivos do desenvolvimento e dificuldade de aprendizagem.

Eng. GUSTAVO ROOS - Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui capacitação em energias renováveis/ Ciemat na Espanha e Gestão de projetos de Inovação na Harvard Business School, nos Estados Unidos. Vendas técnicas na COMPAGAS, Engenharia de Processos na Volkswagen e Desenvolvimento de produto na Bosch. Cursando mestrado em Engenharia e Ciências Térmicas na PUCPR. Voluntário da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO no projeto de impressão de dispositivos de apoio 3D por manufatura aditiva.

E-mail: gustavoroos89@gmail.com


17:40 – 18:25 - Fórum de discussão B: Inclusão Escolar, encaminhamento profissional, empregabilidade e constituição familiar. Mediador: Prof. Dr. Paulo Ricardo Ross


DR. PAULO RICARDO ROSS - Professor do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, palestrante e pesquisador em educação inclusiva, Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Graduado em Pedagogia, mestrado em Educação Permanente e Recursos Humanos pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

E-mail: profpauloross@gmail.com




PROF. LEOMAR MARCHESINI Professora Universitária. Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Tuiuti. Pós graduação em Psicodrama Pedagógico pelo Instituto de Psicodrama do Paraná. Pós graduação em Metodologias Aplicadas a Educação pela Facinter Faculdade Internacional de Curitiba. Foi professora na FAE Faculdade Católica de Administração e Economia e Chefe do Departamento de Educação Especial DEE da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atualmente é coordenadora do SIANEE Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais do Centro Universitário Internacional Uninter, o qual fundou em 2006.  

E-mail: leomar.z@uninter.com


GRACE KELLY DA SILVA Professora atuando como Auxiliar Administrativo no Hospital Sírio Libanês, Programa Mais Inclusão. Possui Curso sobre Inclusão de Pessoas com Deficiência na Escola Básica pela Universidade da Bahia Uneb Campus VIII.  Formação em Nível Médio Completo em Magistério, Curso de Formação de Docentes. Iniciou graduação em Pedagogia pela UNOPAR.

  
18:25 – 18:30
Palavras de Encerramento


POSTAGENS RELACIONADAS:

- ENCONTRO NACIONAL DE AGENESIA, FAMILIARES E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
http://associacaodaramao.blogspot.com.br/2016/08/encontro-nacional-de-agenesia.html


- O PRIMEIRO ENCONTRO NACIONAL DE AGENESIA - Um evento marcante
http://associacaodaramao.blogspot.com.br/2016/10/o-primeiro-encontro-nacional-de.html

- 16/09/2016 - ENCONTRO NACIONAL DE AGENESIA
http://associacaodaramao.blogspot.com.br/2016/10/fotos-do-encontro-nacional-de-agenesia_15.html

- 17/09/2016 - ENCONTRO NACIONAL DE AGENESIA
http://associacaodaramao.blogspot.com.br/2016/10/17092016-encontro-nacional-de-agenesia.html

- Mini Currículo dos Palestrantes e Convidados Especiais 2016
http://associacaodaramao.blogspot.com.br/2016/10/mini-curriculo-dos-palestrantes-e.html

- VÍDEOS - I ENCONTRO DE AGENESIA - Parte 1
http://associacaodaramao.blogspot.com.br/2016/11/videos-i-encontro-de-agenesia-parte-1_16.html

- VÍDEOS - I ENCONTRO DE AGENESIA - Parte 2
http://associacaodaramao.blogspot.com.br/2016/11/videos-i-encontro-de-agenesia-parte-2.html

- VÍDEOS - I ENCONTRO DE AGENESIA - Parte 3

http://associacaodaramao.blogspot.com.br/2016/11/videos-i-encontro-de-agenesia-parte-3.html

REPORTAGEM SOBRE O II ENCONTRO NACIONAL DE AGENESIA DE MEMBROS 2017
https://youtu.be/ohRxnEclaL8


Associação Dar a Mão  - Uma rede de apoio à diferença de Membros.


Parceiros

Parceiros


DAR A MÃO: Vídeo do Projeto

Agenesia de mão: Dara

Agenesia de mão: Dara
Mãos de Dara (Síndrome da Brida Amniótica)

JORNAL DAR A MÃO

JORNAL DAR A MÃO
Notícias, histórias e informações no Jornal Online da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO