COMO FALAR COM SEU FILHO SOBRE AS DIFERENÇAS?




As crianças são curiosas. Os pais são protetores. Às vezes, essas duas qualidades podem ficar no caminho uma da outra, mesmo quando todos nós estamos fazendo o nosso melhor. Assim, como um daqueles pais protetores, eu gostaria de contar a minha história ... Talvez ela possa ajudar alguém ao longo do caminho.

Meu filho Drew nasceu com uma diferença de membros congênita (seu braço direito termina logo abaixo do cotovelo). É uma diferença bastante óbvia quando você olha para ele. Seu "pequeno braço", como ele chama, tem sido a fonte de impressionantes novos amigos, perguntas, olhares, e alguns momentos realmente difíceis. Quando ele era um bebê, eu me preocupava menos porque ele não tinha conhecimento dos “olhares”. Como uma criança, sua irmã mais velha, muito protetora, costumava dizer a qualquer criança que aparecia que "Meu irmão nasceu desta forma e ele pode fazer qualquer coisa que você pode fazer." Agora, Drew entende mais, e está aprendendo como lidar com os olhares e perguntas por conta própria. Na ocasião, este processo é doloroso, como foi para sua mãe.

Uma noite, estávamos jogando em um parque do bairro. Notei um grupo de 3-4 crianças seguindo Drew, enquanto ele estava escalando o playground. Tudo começou com olhares e apontamentos, mas evoluiu para pronunciamentos altos de que ele era "assustador", "feio", e algo a ser temido. Drew estava com medo e tentando fugir, então eu me envolvi. Este era um novo território. Olhares eram comuns, e os pais acalmarem seus filhos e irem embora acontecia muito frequentemente também. Uma das crianças que tinham falado estas coisas absurdas perguntou: "O que aconteceu com seu braço?" E "Dói?" Então essa interação me pegou de surpresa (e eu estava realmente marcada). Eu respirei fundo e fui até as crianças. Todos, exceto uma, correram. A garota que permaneceu tinha os braços cruzados e tinha um olhar de "E daí?" em seu rosto. Mas ela suavizou uma vez que eu perguntei por que ela pensou que o braço de Drew era assustador. O diálogo que se seguiu foi esclarecedor para nós duas. Depois, fui encontrar seu pai no campo de futebol das proximidades e expliquei o que tinha acontecido. Ele ficou chocado e envergonhado, então eu pensei: Como devemos ensinar nossos filhos a se aproximar ou perguntar sobre as diferenças? Existe uma maneira "certa"?

Fui para casa e fiz o que todos nós parecemos fazer: fiquei online. Eu desabafei em algumas páginas das redes sociais sobre diferenças de membros, e pessoas incríveis apontaram-me recursos maravilhosos de orientação e apoio.

E com base no que eu aprendi até agora, aqui está o que eu gostaria de propor, quando se trata de crianças percebendo e apontando diferenças:

1) Seu filho provavelmente vai olhar (você provavelmente irá olhar também). Nós sabemos disso e nós vemos. Tente fazê-lo de uma forma que seja curiosa, mas amigável, dando um sorriso para parecer menos ameaçador.

2) É normal o seu filho fazer alguma pergunta, por favor não o faça se calar quando ele tentar perguntar. As crianças são supostamente aptas para fazer perguntas, e é nosso trabalho ajudá-las a aprenderem a questionar. Então, abrace o momento de aprendizado, mesmo se você se sentir estranho ou envergonhado com isso. E, se o seu filho disser: "Como isso aconteceu?" ou perguntar por que, é perfeitamente natural dizer "Eu não sei." E, tudo bem se vier a perguntar. Quando acontecer, apresente-se, seja gentil e educado, talvez encontre uma maneira para falar sobre outra coisa que não seja a diferença física também.

3) Não é bom tocar, pelo menos não sem a permissão da criança. A privacidade ainda se aplica e temos que ensinar isso aos pequeninos . Agora, tenho que admitir que, recentemente, meu filho (pequeno encantador) começou a usar o seu pequeno braço como uma ferramenta para flertar com as meninas nas partidas de futebol ... Então, cuidado! J

4) O mais importante, seja pró-ativo. As diferenças estão em toda parte, e elas não são apenas normais, elas são importantes. Infelizmente, a notícia está tão cheia de intolerância e ódio. Invista seu tempo para ensinar a seus filhos o oposto. Ver minha filha mais velha tem sido fascinante. Como protetora de seu irmão, as diferenças de membro não a afetam, mas a fazem reconhecer e processar ainda mais as diferenças em torno dela (de peso, raça, estrutura familiar, etc.). Até agora, a reação tem sido mais de uma não-resposta, ao longo das linhas de "Então, porque é que alguém se importa?" Não seria ótimo se ela pudesse ter essa perspectiva para sempre? É certamente o que eu gostaria de ensiná-la.

As crianças não nascem sabendo quais os grupos a se incluir / excluir. Ensine-os a aproximar-se de todos os outros com bondade e compaixão. Fale sobre todos os tipos de diferenças, leia para eles. Tenha as conversas para que quando eles se depararem com alguém diferente deles, talvez encontrem um novo amigo, ao invés de ver essa pessoa como assustadora ou "arrepiante." Vamos ensinar nossos filhos que a beleza é muito mais do que o que está no exterior.

"Por que se adaptar quando você nasceu para se destacar?" – Assim diz o médico de meu filho.

Para mais informações sobre como ajudar seu filho a falar e reconhecer as diferenças de uma forma amorosa e educada, acesse esses sites:


Autora: Amanda E. Graf, MD - Publicado em: 17/09/2015

Parceiros

Parceiros


DAR A MÃO: Vídeo do Projeto

Agenesia de mão: Dara

Agenesia de mão: Dara
Mãos de Dara (Síndrome da Brida Amniótica)

JORNAL DAR A MÃO

JORNAL DAR A MÃO
Notícias, histórias e informações no Jornal Online da ASSOCIAÇÃO DAR A MÃO